eSim

eSim: Você sabe o que é? Como utilizar?

Uma importante modificação para o mercado de telefonia móvel, principalmente para o segmento de celulares, o eSim chegou com a promessa de acabar com o modelo tradicional de chip, que utilizamos até o momento. Uma mudança necessária, pois se trata de uma evolução do mercado, uma nova forma de entender o chip e utilizar suas funcionalidades.

O que é o eSim?

Essa é uma sigla que significa módulo de identidade do assinante. Tem como função principal o armazenamento de informações referentes ao usuário, além de permitir que seja possível a comunicação com outros aparelhos de telefone celular.

Logo, ele consegue salvar os contatos e os dados do plano contratado junto a operadora, permitindo que o acesso aos serviços da rede seja possível.

eSim

Para que seja possível uma compreensão melhor sobre o eSim, é importante pensar no processo evolutivo dos chips, de uma maneira geral. Foi desenvolvido o chip, em um tamanho bem maior do que utilizamos atualmente, em seguida esse chip evoluiu e se tornou um micro chip. Passado alguns anos, houve uma nova evolução, e conhecemos o nano chip, que é utilizamos atualmente.

Até que chegamos ao ponto de uma nova evolução, o eSim, que extingue a necessidade e a possibilidade do chip ser removível, passando a ser acoplado ao celular, de uma forma direta, na área interna do celular.

Como funciona o eSim?

A partir do momento que o eSim for instalado no aparelho celular diretamente, ele vai facilitar bastante a vida do usuário, pois não será mais necessário comprar um chip novo junto a operadora. Além disso, ele também facilita bastante a vida das operadoras, pensando no processo de portabilidade, que poderá ser realizada de forma remota e em poucos instantes.

eSim

Basicamente, não haverá mudanças na forma de funcionamento do chip, tirando a diferença de ser removível ou não. O chip atualmente tem a função de permitir o acesso à rede da operadora, o eSim manterá a mesma função, porém ele passará a ser virtual.

Compare planos de celular, telefone e internet com o Compara Plano.

Quais são as vantagens e as desvantagens do eSim?

Mesmo sendo um recurso novo, que ainda está em um período experimental por parte das operadoras, ele possui inúmeras vantagens. Sem contar a facilidade no processo de adquirir um novo plano, mesmo que seja de outra operadora, ele ainda possui outras vantagens inegáveis, como:

  • Segurança para os seus usuários;
  • Possibilidade de duas linhas em um mesmo chip;
  • Tranquilidade ao viajar para fora do país, pois não será necessário comprar um chip local;

 Como estamos falando de um recurso novo, a evolução de uma tecnologia que já estamos acostumados, existem algumas desvantagens que precisam ser levantadas para ciência dos usuários, principalmente para que possa ser comparada com seus benefícios, conheça os principais:

  • O processo de migração de número para um novo aparelho será um pouco mais complicado;
  • Poucos aparelhos possuem a tecnologia atualmente;
  • No Brasil, apenas alguns modelos de iPhone possuem a tecnologia, mesmo que ela esteja presente em relógios inteligentes ou celulares de última geração.

Conheça um pouco mais sobre o eSim iPhone

Como falamos anteriormente, a tecnologia está disponível apenas em modelos específicos de iPhone aqui no Brasil. Tais aparelhos também fazem uso da tecnologia tradicional dos chips, como conhecemos.

 Se quiser utilizar a tecnologia, siga os seguintes passos para configurá-lo:

  • Em ajustes do aparelho, siga para “Celular”;
  • Clique na opção “Adicionar Plano de Celular”;

Dessa forma, é possível realizar a contratação do plano de forma remota, sem que seja necessário ir até uma loja da sua operadora.

Quais são as operadoras que estão operando com o eSim no Brasil?

Mesmo que seja um movimento um pouco mais lento, as operadoras do Brasil já estão aderindo à nova tecnologia, oferecendo essa tecnologia para seus consumidores, porém é importante lembrar que os aparelhos precisam ser compatíveis com a tecnologia.

 Conheça as operadoras atuantes no Brasil que estão oferecendo a tecnologia eSim:

 eSim Claro

A tecnologia pode ser utilizada tanto em smartphones quantos em smartwatch, desempenha funções conhecidas dos usuários, porém com algumas novidades:

  • Possibilita o uso de um mesmo número, porém em dois aparelhos diferentes, como um smartphone e um tablet;
  • Dois números que podem ser cadastrados em um mesmo chip;

eSim Vivo

A operadora começou a utilizar a tecnologia a menos de 1 ano, porém ainda é necessário ir em uma loja para conseguir a ativação do chip virtual.

eSim Tim

A operadora Tim já está disponibilizando para seus clientes os chips virtuais, porém para apenas alguns modelos da plataforma iOS, que sejam compatíveis com a tecnologia. Uma diferença para a operadora Claro, é que ela possibilita que até 8 perfis sejam cadastrados em cada um dos chips virtuais, porém a utilização só pode ser feita um por vez.

eSim Oi

Das 4 maiores operadoras brasileiras, a única que ainda não possui a tecnologia é a Oi, e ainda não divulgou a data do lançamento que está prevista. Se você realmente quiser continuar com a operadora, será necessário aguardar um pouco mais.